sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia dos pais...

Ontem assisti uma entrevista com um psiquiatra falando sobre a importância da figura paterna na criação e educação dos filhos... confesso que me decepcionei.
Como esperado, ele ratificou a importância do pai desde a concepção, em primeiro momento como cuidador da mãe... declarou que é indiscutível que o pai cuide do bem estar da mãe durante a gestação e nos primeiros meses de vida do bebê para que seja criado um vínculo de amor e segurança familiar... até aí creio que, por experiência própria, sei que um pai faz toda a diferença! E depois?
Perguntado sobre o quê um pai poderia colaborar na criação e educação de um filho, que uma mãe não pudesse suprir, sua resposta foi baseada em dois aspectos: primeiro, os pais, em sua grande maioria, brincam de atirar as crianças para cima.... segundo, os pais e outra vez, em sua grande maioria, costumam carregar as crianças no colo voltadas para o mundo... :-p
Fiquei boba! Claro que, do modo que ele achou interessante, quis mostrar que o pai, ao brincar de atirar a criança para cima e segurá-la novamente transmite a segurança e no ato de segurar o bebê voltado para o mundo e não junto ao corpo, como normalmente faz a mãe, tenta apresentar o mundo, propriamente dito, à criança!
MAS A QUESTÃO ERA: O QUE UM PAI PODE ACRESCENTAR À CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO DE UM FILHO QUE UMA MÃE NÃO POSSA?!!!!!
Pois bem, sei que é maravilhoso crescer na presença do pai e da mãe. Meus pais sempre foram presentes, devo tudo ao amor, carinho e valores que me passaram quando criança e tenho certeza que meu pai não apenas me jogava para cima ou me carregava de cara virada para as coisas do mundo... mas com tudo que ouvi e com tudo que tenho passado desde a descoberta da existência da minha filha, percebi que ela será plenamente criada só por mim! Isso mesmo, sou uma ótima "PÃE"!!!
Já que o pai dela não participou exercendo um papel que só caberia a ele, agora quaisquer outros valores e sentimentos podem ser plenamente supridos por mim, a mãe, e por outros membros da família e sociedade!!! E essas declaração foi feita pelo especialista... apenas firmando um sentimento e uma certeza que eu já carrego comigo.
Então vamos lá, que venha o dia dos pais... o meu dia, meu e da minha filha... mais um como serão tantos e tantos outros daqui pra frente, cheios de amor, carinho e dedicação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário