terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dicas para as mamães...

Desde que soube da minha gravidez, minha maior preocupação foi em ser uma boa mãe. Nunca pensei em ter um bebê e sempre me senti uma pessoa desprovida de sentimentos maternos... isso me assustou! Meu Deus, tenho que me tornar uma pessoa melhor para criar minha filhinha bem e feliz. Estou lendo muito, tudo que posso, faço todos os exames, tomo todas as vacinas e complementos e agora estou fazendo acompanhamento psicológico para entender todas as novidades e sentimentos pelos quais estou passando.
Fiquei muito feliz, minha psicóloga me disse logo de primeira que eu já era uma boa mãe!!! O fato de estar buscando conhecimento, tomando os cuidados necessários para que minha filhinha esteja bem ainda na minha barriga, já mostra o quão importante ela é pra mim. Isso é a mais pura verdade!
Nunca pensei que sentiria isso algum dia... é um amor que não tem explicação, um cuidado constante, uma preocupação pro resto da vida...
Durante minhas pesquisas, encontrei este artigo da revista Claudia que achei muito legal. Muitas dicas fizeram parte da minha infância e dos meus irmãos e posso dizer, com toda certeza do mundo, meus pais acertaram... na maior parte do tempo!


30 maneiras de fazer sua criança feliz
Veja algumas dicas para garantir o desenvolvimento saudável de seus filhos e torná-los crianças felizes.

Para o recém-nascido, felicidade é estar próximo da mãe. O toque carinhoso, a voz suave e o contato visual bastam para fazê-lo se sentir seguro e bem-vindo. À medida que ele cresce, porém, essa mensagem amorosa,  ganha novas traduções. O convívio, as brincadeiras com os pais e a atenção que recebe todos os dias renovam nele a certeza de ser amado. E esse é um recado que deve ser reforçado a cada dia para garantir um desenvolvimento saudável e feliz. Pensando nisso, montamos um roteiro de sugestões para um mês inteiro de atividades e momentos de aconchego que vai ajudá-la a dizer a seu filho: “Eu te amo”.
1// Que soninho...
Tire uma soneca à tarde junto com o bebê apoiando-o na dobra do seu braço. "Os períodos de sono são especiais, pois têm a ver com confiança e entrega", diz Ana Merzel Kernkraut, psi cóloga do departamento de perinatologia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Curtir esse momento sentindo o cheirinho da mãe proporciona um profundo bem-estar à criança.
2// Apostando corrida
Libere o chão da sala de obstáculos e proponha uma corrida de gatinhas. O ganhador - ele, é claro!- recebe um monte de beijos como prêmio.
3// Na maior batucada
Coloque seu filho sentado no cadeirão e comece a batucar um ritmo lento e constante. Incentive-o a imitá-la. Aos poucos, vá acelerando, ou desacelerando, para que ele a acompanhe. Se precisar de um incentivo extra, use colheres para marcar o ritmo em vez das mãos.
4// Cadê o boneco?
Sabe a brincadeira de esconder o rosto e perguntar: "Cadê o bebê?" Os pequeninos adoram, mas, a partir de 6 ou 7 meses, ela vai perdendo a graça. Faça uma adaptação. Pegue um boneco ou bichinho de que ele goste e esconda atrás da porta ou em baixo da mesa. Pergunte onde está o brinquedo e faça-o aparecer de supetão. São minutos garantidos de diversão. Mas não é só. "Esse jogo reforça a noção de que as coisas desaparecem, mas podem voltar. É um treinamento de confiança importante para a criança aprender a suportar a ausência da mãe", diz Ana.
5// Um toque poderoso
Já massageou o filhote hoje? Não? Então comece já. Depois do banho, quando ele está mais calmo, é um ótimo momento. "O primeiro contato que temos com os nossos filhos é o de pele, e isso dá muito prazer a eles", garante Sandra Calegare, pediatra do Hospital da Criança, em São Paulo. Ela sugere deixar a técnica de lado e seguir a intuição, deslizando suavemente as mãos pelas costas, barriga e rostinho do pequeno. Além de ser extremamente relaxante para ambos, é uma maneira prazerosa de fortalecer o vínculo afetivo.
6// Dia de piquenique
Leve uma toalha e um lanche ao seu parque favorito. Coloque os pezinhos do seu filho sobre a grama, para ele sentir a textura, e deixe-o observar as árvores, o balanço das flores, passarinhos e as folhas que caem. Ele também vai se divertir ao ver a movimentação de outras crianças correndo, andando de bicicleta etc.
7// Brincadeira de papel
Tudo que faz barulho atrai o interesse da criança, inclusive as coisas mais simples - quem já não comprou um presente caríssimo e o presenteado preferiu se divertir com a embalagem? Experimente deixar uma folha de papel nas mãozinhas do bebê. "Revistas estão entre as preferidas. Só fique de olho para ele não colocar na boca", avisa Ana. Ele vai amassar, desamassar, esticar, rasgar... e enquanto faz isso exercita a coordenação motora.
8// Solte a voz
Coloque um CD infantil e curta com seu filho cantando e batendo palmas no ritmo das músicas. Aproveite para escolher uma em especial, com a qual ele reaja mais, e faça dela a canção de vocês. Cante-a em momentos de intimidade, como o banho ou antes de dormir. Não se preocupe com a afinação - para os bebês, nenhum som se compara à tão conhecida voz da mãe.
9// Passa-passa
Coloque uma extremidade de um biscoito do tipo grissini na boca e estimule seu filho a pegá-lo do outro lado, também com a boca. Depois, peça a ele que repasse o biscoito para você da mesma forma. Continue até acabarem as risadas. "Até por volta dos 18 meses, a criança conhece tudo pela boca. Por isso, a brincadeira é tão divertida para ela", afirma o pediatra Roberto Teixeira Mendes, da Unicamp, em Campinas.
10// Hora da ducha
Que tal variar tomando um banho de chuveiro com o pequeno no colo? Mas certifique-se de que o jato não esteja muito forte e de que a água não atinja diretamente o rosto da criança. "A sensação dos pingos caindo é prazerosa, mas o que o bebê mais curte é a proximidade com o corpo da mãe", diz Sandra.
11// A torre que cai
Empilhe blocos coloridos de plástico, formando uma grande torre, e deixe seu filho derrubá-la. Monte tudo de novo e repita a brincadeira até ele cansar. Eles adoram!
12// Quase um sonoplasta
Fique de frente para a criança e emita sons variados: de animais, veículos, telefone, sirenes, campainha. Ele vai se divertir duplamente: ao ouvir os barulhos que você faz e ao tentar imitá-la.
13// Sessão cócegas
Encha o pequeno de coceguinhas e pare subitamente. Primeiro ele vai ficar quieto, aguardando seus movimentos. Espere ele pedir mais e volte ao ataque. "Só não prolongue demais a brincadeira para evitar uma superestimulação. É melhor parar quando o bebê começa a dar sinais de agitação excessiva", recomenda Mendes.
14// Mundo animal
Leve-o a um pet shop que tenha animais variados. Seu pequeno vai gritar de alegria ao ver os filhotes brincando. O movimento dos pássaros e peixes também costuma agradar. Identifique os animais para ele e imite os sons de cada um.
15// Dois pra lá, dois pra cá
Coloque uma música animada e dance com seu filho no colo. Além do contato com o corpo da mãe, ele vai curtir dar umas piruetas. Se já fica de pé, incentive-o a arriscar alguns passos solo. Além de dar boas risadas, você gasta muitas calorias...
16// Bolhas de sabão
Os pequenos ficam maravilhados com o movimento suave das bolhas subindo, e cada estouro é uma grande surpresa. Coloque o bebê sentado no cadeirão e sopre as bolhas na direção dele. Ensine-o a estourá-las e divirta-se com as suas tentativas.
17// Banho divertido
Experimente tornar a banheira mais divertida: coloque espuma de banho, bichinhos de borracha ou esponjas coloridas para ele encher de água e esvaziar. Bata de leve a mão na água, esconda os brinquedos e finja procurar o pé do bebê. Mas fique de olho no relógio: dez minutos é o limite para evitar o ressecamento da pele.
18// Balanço gostoso
Deite sobre um colchonete no chão e flexione as pernas. Apóie as costas de seu filho nas suas coxas, com a cabeça na direção dos joelhos e os pés sobre sua barriga. Balance suavemente as pernas, de um lado para o outro, como se fosse uma cadeira de balanço. Acompanhe o movimento com canções ou rimas.
19// Caça ao brinquedo
Esconda um brinquedo musical ligado em algum lugar próximo e de fácil acesso. Chame o bebê para procurá-lo com você. Além de ser um ótimo treino auditivo, a brincadeira ajuda a gastar uma boa dose de energia. Aos poucos, torne o jogo mais desafiante ocultando o brinquedo debaixo de almofadas, dentro de um armário fácil de abrir etc.
20// Lá vai a colher
No cadeirão, deixe que a criança jogue a colher no chão, só para você pegar. E de novo, e de novo, e de novo... Continue até ela cansar da diversão. "A repetição e a possibilidade de prever algo em uma atividade conhecida reforça a sensação de segurança dela", afirma Ana.
21// O pequeno baterista
Espalhe panelas e potes de plástico no chão ao alcance do bebê. Dê a ele uma colher de pau e ajude-o a se deliciar com a descoberta da barulheira que esses objetos podem fazer.
22// Quem é mais forte?
Sente no chão de frente para a criança. Arrume um fraldão ou um pano semelhante e peça a ela que segure com força uma das extremidades. Pegue a outra ponta e puxe suavemente em sua direção para mostrar a brincadeira. Depois diga: "Agora é sua vez". Quando seu filho começar a puxar, finja que está caindo, faça uma careta e elogie: "Nossa, como você é forte!"
23// Folia na piscina
O contato com a água é motivo de prazer para a maioria das crianças. Faça uma aula de natação experimental com seu pequeno e observe a reação dele. "Participar de um curso específico para bebês ajudará a enriquecer o con vívio", diz Sandra.
24// Chocalhos variados
Em potes plásticos pequenos, coloque tipos variados de grãos crus sem misturar - arroz, feijão, ervilha etc. Para diversificar ainda mais os sons, varie também o tamanho da porção em cada vasilha. Tampe e mostre como se divertir com os chocalhos improvisados. Antes de entregá-los, certifique-se de que não há risco de o bebê abri-los e colocar algum grão na boca, nos ouvidos ou no nariz.
25// Visita guiada
Passeie com ele pela casa mostrando objetos e ambientes. Enquanto anda, dê uma breve explicação de cada coisa que estão vendo. Por exemplo: "Esta é a cozinha, onde preparamos a papa". Mesmo sem entender totalmente o que você está dizendo, o bebê começa a perceber detalhes do ambiente que o cerca e a exercitar a capacidade de abstração.
26// Dança de luzes
Cubra uma lanterna com um pedaço de tecido ou celofane colorido e projete o facho de luz na parede. Veja como o pequeno se gue o movimento da projeção com os olhos. Surpreenda-o alternando as cores usadas e recortando bichos e estrelas no papel ou pano.
27// Comer com as mãos
Corte uma fruta ou um pãozinho macio em pedaços pequenos e deixe-o comer com as mãos. "Sentir a textura dessas iguarias ajuda a descobrir o prazer de se alimentar", diz Sandra. Só não vale ficar controlando se sujou a roupa ou caiu um pedaço no chão, senão a brincadeira vai virar motivo de stress para ambos.
28
// Pintando o sete
Tinja pequenas porções de iogurte sem sabor com corante alimentício de cores diferentes. Forre o chão com um pedaço de vinil claro e deixe o bebê exercitar seu talento artístico à vontade. Para aumentar a farra, sente junto e mãos à obra na pintura.
29// Playground na sala
Escolha um canto com bastante espaço e remova objetos perigosos. Forre o chão com edredons coloridos, empilhe algumas almofadas e busque no baú alguns brinquedos que andam esquecidos. Acomode-se nesse espaço com seu filho e incentive-o a rolar, engatinhar e escalar: "Essa liberdade é fundamental para a criança descobrir novas possibilidades de movimento", afirma Roberto Mendes.
30// Vamos trocar?
Entregue um brinquedo à criança e, depois de alguns minutos, tente convencê-la a dá-lo de volta a você, oferecendo outro no lugar. Na troca seguinte, nomeie os objetos e diga: "Você me dá o ursinho e eu te dou a bola?" "Nesse jogo, o bebê começa a perceber possibilidades de escolha e de interação com o ambiente e as pessoas”, diz Ana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário